Luis Ramiro e o céu azul


O Brasil é um expoente de arte fantástico. Podemos ser o país do Calypso, da Banana Split e da Irislene Stefanelli, mas o que é isso frente a Marília Pêra, Oscar Niemeyer, Chico Buarque e tantas outras personalidades que engrandecem nosso país das bananas. Porém, mesmo com tantos nomes de peso e de talento, gostaria que Luis Ramiro fosse brasileiro.

Explico. Luis Ramiro é um cantor – ou ‘cantautor’ – espanhol, cujas músicas me foram apresentadas por uma amiga que o conheceu em Madrid, antes que ele gravasse seu primeiro disco, ‘Castigado en el Cielo’. Luis Ramiro não é Pop, não é Rock, não é Flamenco, não é Tango, não é cara, nem caramba, nem cara-caraô. Ele é tudo e nada disso com uma pitada de algo mais.

Letras escritas com o coração e com a racionalidade de uma mente brilhante, embaladas por melodias cuidadosamente criadas. Isso é Luis Ramiro, esse madrileño que espero um dia ver lotando estádios de futebol em sua World Tour.

Tudo é encontrado nas canções de Luis. Casais de idosos apaixonados, homens que se separam e se reencontram, prostitutas com os sentimentos escancarados ao invés das pernas, sereias sedutoras, viajantes que deixam saudades, noivas cadáveres, o telhado, o mar, o relógio e a lua.

As mulheres de Luis Ramiro, assim como as de Chico Buarque, têm muito mais a oferecer do que um ou dois buracos. Encontramos ainda os amigos de Luis, sua família, seus sonhos e toda a sua coragem ao escrever canções quase autobiográficas, uma vez que escrever é um desmedido ato de coragem. Para as mulheres, Luis compôs ‘Perfecta’, um dos hinos mais lindos ao sexo frágil que é mais forte que o cosmos. Tem ainda a lisérgica e catártica ‘Esdrújulo’, os números e a vida de ‘Cuenta Conmigo’, a dor de existir de ‘Miguelito’ e de ‘Ana Y La Lluvia’, a sagacidade de ‘Los Siete Pecados’ e a podridão do mundo de ‘Rouco Varela’ e de ‘Esta No Es Una Canción Para Cambiar El Mundo’. Aos que se rendem ao seu lirismo e melodia, essa é uma pequena amostra do que o mundo de Luis oferece.

Luis Ramiro deveria ser brasileiro, pois assim o teríamos mais perto. Luis Ramiro deve ser notícia mundial, para que possamos preencher nossas mentes sem a Paris Hilton e a Britney. Luis Ramiro deve estourar no mundo inteiro, para que sua música possa chegar aos ouvidos das vítimas da estupidez da guerra. Luis Ramiro deve ser eterno, para que, em qualquer tempo, quando se apalpar o próprio peito procurando o amor que deveria estar ali, ou durante beijos onde a egocentria é deliciosamente altruísta, se tenha uma perfeita trilha sonora. Para Luis Ramiro, a fronteira é o céu azul.

“Quantos pescoços quebraram por olhar pra trás. Quanta roupa estendida caiu no mar. E tu no aeroporto perguntando: saem vôos a Nunca Jamais?”
Página oficial: http://www.luisramiro.com

Aqui as letras para acompanhar com as músicas, ou simplesmente acompanhar-se de ótima leitura: http://www.luisramiro.com/letras/letras.php

E, claro, no You Tube. Digite Luis Ramiro e divirta-se muito!

Anúncios

11 Respostas

  1. legal teu texto cara. do jeito q escreve da vontade de conhecer o luis ramiro mesmo. e curti o texto do teu expediente.
    vlw!

  2. gabi, quantas cartas tu tens na manga?
    tu tbem escreves muuuuito bem.
    te defino com as tuas próprias palavras:
    não é Pop, não é Rock, não é Flamenco, não é Tango, não é cara, nem caramba, nem cara-caraô. tu és tudo e nada disso com uma pitada de algo mais.
    uma pessoa superlativa!
    bjs,
    karen

  3. Primeiro, Bem vindo a equipe da + movimento.
    Meus parabéns pelo primeiro post, gostei muito da
    matéria, e mais ainda do espírito que a envolve.
    Gabi Rocks!

    Grande abraço

  4. Grande Gabi!
    Seja muito bem-vindo à casa + movimento.
    Que possamos ler muitas coisas bacanas escritas por ti.
    Um grande beijo.

  5. OI Gabi…li, amei e me assustei…cadê aquele “piá” procurando o gato Flamel??!!..cresceu!!!..nada disso!!…”Agigantou”..rápido!…amei o texto…Escrita perfeita e sedutora…certo certo que quero conhecer “o cara”..Luis Ramiro…! Beijo..sucesso!
    Vera

  6. Quero ser a parente mais próxima deste curitibano gaúcho em todas as outras vidas…
    Adorei! Fiquei com vontade de ler de novo, de novo e outra vez e outra mais…
    Tenho o maior orgulho de ti, Gabi.
    Sou ,sim ,tua madre curuja e não é de graça – é porque me dás todos os motivos p/ ser.
    Obrigada filhão!
    Te amo.

  7. acompanhava a + Movimento impressa e achava do caralho a revista. fikei contente q ela retornou. os textos tão ótimos, baita equipe.
    e esse luis ramiro é bom pra caralho mesmo! eu sou mais um q vota pra que ele estoure no mundo todo.

    abraço e sucesso pra vocês.

  8. Primeiro, parabéns pela coluna. Tenho certeza que a tua forma de escrever traduziu muito dos sentimentos e sensações que alguém ao escutar músicas boas, como a de Luis Ramiro, tenta encontrar, mas a verdade que poucos tem essa capacidade de escolher palavras com tanta delicadeza e ao mesmo tempo intensidade. Gabriel está comprovado que isso você faz muito bem, e confirmo que o mesmo ocorre com Luis Ramiro, suas letras entram no ouvido, mas percorrem todo corpo bem acompanhados de ritmos deliciosos.

    Sucesso para ambos!

  9. Grande Gabriel! vou acompanhar sempre que possível tuas colunas, que aliás começou com o pé direito. Show de bola essa do Luis Ramiro! concordo contigo, esse guri vai lotar muito estádio. Abraço e sucesso. Parabéns.

  10. Tu eh foda, léxico sagaz! Saudade hombre!!!

  11. Ah sim, pra constar e mesmo que não importante, vou passar a visitar este teu espaço. Admiro por demais “livres pensadores”. Paguei pau pela eloquência e conteúdo das tuas postagens. E o legal eh que entrei bem sem querer querendo, precisamente às 7:50 a.m depois de uma crazy boggie night…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: