Laura on the road

A partir desse mês, o blogue + movimento traz uma novidade. Depois da estréia de Valdeci, personagem de Marcelo Pitel na sua coluna “de Sampa”, nosso designer participará de um espaço interativo com convidados. Trata-se de uma coluna onde o artista gráfico convidará personas do meio cultural, ou de seu próprio convívio para elaborarem uma criação em conjunto – entre texto e imagem. E vice-versa: Marcelo ilustrará o texto de algum convidado. “Será um espaço experimental de texto e imagem”, define Pitel.
Para estrear este espaço de texto/imagem, Marcelo convidou a produtora, tocadora de tambor e amiga, Laura Lopes.

Laura On The Road

laura2.jpg

Sempre gostei da estrada, sempre adorei viajar, mas era daquelas coisas que sempre adiava, por grana, ou por isso, ou por aquilo. Pois bem, com 2007 aí resolvi que seria uma mochileira convicta, ou seja, não passaria vontade.

Lá fui eu, rumo à minha primeira aventura. E para coroar esse momento mágico, sublime, da “Laura aventureira”, eu deveria ir sozinha, carregara mochila, às duras penas, o tempo inteiro. Senão, de que vale o ritual, não é mesmo, minha gente? O destino? Resolvi encarar um que estava encruado. Logo lembrei de São Luis do Paraitinga, cidadezinha no Vale do Paraíba que eu conheceria há dois anos atrás, quando já havia até reservado pousada, mas não fui, não me perguntem porquê.

Destino traçado, começou o martírio de ser uma “mochileira aventureira”, característica minha com a qual meus entes mais próximos não estavam nem um pouco acostumados, nem eu. “Sozinha? O que você vai fazer lá sozinha?” Catzo, por que as pessoas têm esse preconceito todo com a solidão? “Ué, vou passar uns dias sozinha, conhecendo o lugar, investigando a cidade e a mim, qual é o problema?” – repeti algumas vezes do alto de toda a minha segurança e independência, mesmo já cogitando não ir.

Mas foi chegada a hora da decisão. Precisava reservar a pousada e fazer o depósito. Feito isso, não teria mais volta. Noites solitárias, perrengues em lugares desconhecidos, enchentes, terremotos, terroristas, leões, tigres, maremotos! Socorro! Calma Laura, não é tudo isso, você é Marie Claire, e agora aventureira também, praticamente apresentadora do Mochilão MTV. Imagina que legal! Entrar na comunidade do orkut “eu viajo sozinha, e dai?”. E outra: você está precisando, tá querendo…não haverá tubarões em São Luis do Paraitinga, pacata cidadezinha do interior famosa por seu carnaval de rua e marchinhas, olha que simpatia, quase amor, Laura.

– Olá, dona Rosa, quero fazer minha reserva para quinta, sexta e sábado. Sim, estou indo no banco depositar metade. Sim, dona Rosa (semi-impaciente), é um quarto pra uma pessoa SÓ. (como as pessoas insistem nesse tema, não é mesmo?).

Pronto.

Duas horas até Taubaté, parada para pão de queijo com pingado na rodoviária e mais uma hora até meu destino. A estrada é algo pra se apreciar em silêncio. Estradinha bonita essa, podia até sentir o cheiro do mar (apesar da cidade ser na SERRA do mar). À meia-noite lá estava eu (com a alegria de ver estrelas e respirar ar puro misturada à dor nas costas), na terra das marchinhas e casas bucólicas.

Já tinha feito a coisa certa.

Ass: Laura Mochileira.

Anúncios

2 Respostas

  1. Bela iniciativa, Tchelo.
    Imagem divertida, pra um texto divertido. Sintonia bacana pra proposta bacana.
    Isso aí, Tchelo… parabéns. Laura, sucesso na nova vida de mochileira.
    Grande abraço.

  2. Obrigado.
    Adoro este texto da Laura e mais adoro esta atitude. Pasmem! tenho até um texto para deixar esse tipo de atitude de viajante solitária ainda mais interessante no contexto atual.

    http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/354089.shtml

    abraço a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: