Jump for Joy

duke

Abram alas, o Duque está chegando. Assim eram avisados os que estavam prestes a ter o prazer de compartilhar essa real presença. E era dessa maneira que era chamado o refinado Edward Kennedy Ellington que ganhou o apelido de Duke, tamanha a elegância com a qual se vestia e se comportava. Mas Duke Ellington não ganhou fama apenas pelos seus bons modos e boa educação, ele é considerado um dos maiores compositores da música americana. Falar objetivamente da sua música é impossível. Tão impossível quanto não se envolver com este magnífico compositor. Elogiar sua obra é fácil.

Duke também era muito preocupado com a questão do racismo nos Estados Unidos. Um país em que  os negros nos anos 40 entravam pela porta dos fundos dos bares,  não podiam se sentar nos acentos da frente nos ônibus, aonde um senhor de 60 anos era chamado de “boy” que não traduziríamos como menino, mas sim moleque.

Duke começou a compor um espetáculo musical  em 1941 quando estreava Jump for Joy, um musical sobre direitos civis negros. Infelizmente a preocupação com a Segunda Guerra Mundial e os esforços de guerra fizeram que o musical ficasse pouco tempo em cartaz, apesar do enorme sucesso com a crítica. Isto, 68 anos antes de uma inimaginável posse de um presidente negro nos Estados Unidos da América. Neste mesmo ano de 2009 Duke Ellington é homenageado; e é o primeiro negro a ter sua imagem cunhada em uma moeda de dólar americano, ao lado da inscrição justiça para todos. Jump for joy.

ellington60percent

http://www.dukeellington.com

Se você quer saber mais sobre o jazz minha recomendação pessoal é o vídeo Ken Burns Jazz, que no Brasil foi traduzido pela GNT.

abaixo a introdução (sem legendas)

Marcelo Pitel

Anúncios

Uma resposta

  1. É por este e também pelo post abaixo que tenho orgulho de ser tua companheira profissional, Tchelo.
    Acho que este, foi um dos posts mais lindos que tivemos por aqui. Duke, por si só já é encantador.
    Parabéns e um grande beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: