Estão voltando às flores

rj2

“Rio de Janeiro cidade que seduz…
“De dia falta água, de noite falta luz…”. (Violeta Cavalcante
)

cine

O documentário Cantoras do Rádio abriu o 5º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional de Porto Alegre, no último dia 12 de março, na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mário Quintana. Ele mostra a história de grandes ícones da MPB nas décadas de 30 e 50, denominada como a “Era de Ouro do Rádio”. O documentário registra o ano de 2005 onde nomes de peso como Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcante, Carmélia Alves e Ellen de Lima realizam um show, intitulado “Estão voltando às flores” em homenagem às divas da Rádio Nacional que dominava todo o espaço no Rio de Janeiro da época.

Nomes como Carmen Miranda, Dolores Duran, Nora Ney, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Aracy de Almeida são citados com muita emoção no filme que retrata importantes momentos de mulheres que recém haviam conquistado o direito de votar e já estavam conquistando também seu espaço nos palcos e principalmente no rádio.

cinema

Em depoimento, a cantora Carminha Mascarenhas cita que é uma boemia e que não é adepta a bebidas alcoólicas: “uma pessoa que sente prazer na noite e na madrugada não precisa necessariamente gostar de beber. Eu fumo sim, eu vivo da noite, mas nem por isso eu bebo”. Ellen de Lima não saberia viver sem cantar e Carmélia Alves fala que sua geração está em extinção, pois hoje em dia precisa-se contar às pessoas a história da MPB que elas desconhecem totalmente. “Essa garotada precisa olhar para uma bandeira verde e amarela” diz.

A exibição contou com a participação de duas das cantoras da época, na platéia, Elle e Carmélia. No final o público aplaudiu em pé, arrancando lágrimas das divas do rádio: “É muita emoção”, diz Carmélia Alves hoje com seus 86 anos. O Festival segue até o dia 19 de março.

Informações pelo site: www.festivalverao.com.br

Débora Birck

Anúncios

Uma resposta

  1. Débora… parabéns pelo post. Chegou chegando:)
    Espero que tenhas muitos textos e fotografias tuas aqui. É um prazer pra nós, da + movimento.
    Um super beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: