Che – El Argentino

che2 Ernesto Che Guevara

Recentemente os cinemas de Porto Alegre estrearam o filme Che – El Argentino.
Fui assisti-lo e fiquei impressionada com a interpretação do ator Benício Del Toro (Che) que conseguiu incorporar em seu personagem características marcantes do revolucionário tais como a disciplina, a sensibilidade e o rigor que o levaram a virar um comandante da Revolução Cubana. O ator admite que a interpretação do lendário guerrilheiro pode ter sido a mais difícil de sua carreira.

O filme inicia com a vinda de Che Guevara ao México onde conhece o então advogado Fidel Castro. Esse encontro une duas personalidades diferentes, porém com um mesmo objetivo: lutar contra o imperialismo norte-americano. Algumas das cenas se passam em 1964 quando Che visita a ONU em Nova York e é recebido diante de protestos por parte do povo norte-americano.

O processo para o desenvolvimento da obra foi baseado através de uma das biografias mais completas sobre o guerrilheiro, Che – uma biografia de Jon Lee Anderson que está sob os direitos de adaptação da produtora Laura Bickford.
As 924 páginas do livro renderam dois filmes divididos em Che – El Argentino e Che – El Guerrillero. O filme levou cerca de sete anos para ser concretizado e foi dirigido por Steven Soderbergh. O elenco além de Del Toro é composto por Rodrigo Santoro (Raul Castro), Demián Bichir (Fidel), Santiago Cabrera (Camilo Cienfuegos), Catalina Sandino Moreno (Aleida March) entre outros.


che_01

benicio-cheguevara-may-02

benicio-cheguevara-may-03

Cenas do filme Che – El Argentino


Débora Birck

Anúncios

10 Respostas

  1. Putz; dormi no filme, acredita?
    Mas tudo se explica. Sou um desastre em se tratando de história (odeio confessar isso, mas é a verdade). Talvez por isso, não me emocionei tanto. Sobre o Che, só sei que fui um puta revolucionário. Já sobre o Benício, sou suspeita. O cara é bom. Sem falar no charme, PQP…
    bjs

  2. Tô boiando… conta mais do filme.

    • Acho que a ideia é justamente assistir o filme né? rs

    • Pablito!
      O filme inicia em meados de 1956 com a chegada de Che Guevara ao México. Antes de ir até lá Che já havia feito uma viagem pela américa latina em uma moto junto com seu amigo Alberto Granado onde teve a oportuinidade de se aprofundar mais em questões ligadas as injustiças sociais. Você pode conferir essa história no filme: “Diários de Motocicleta” do diretor Walter Salles para entender um pouco o começo de tudo, da junção do homem-sonhador ao revolucionário.
      Continuando o filme Che, lá o então médico argentino conhece o advogado cubano Fidel Castro e nesse encontro eles se identificam em decorrência de suas causas ideológicas. O objetivo principal de Fidel na época era a derrubada do ditador cubano Fulgêncio Baptista (aliado dos EUA) para que Cuba deixasse de ser uma ilha a mercê do imperialismo e pertencesse aos cubanos. Che entrou nessa luta, ele autodenominava-se como “latino-americano” e seu sonho era abrangê-la para que outros países se livrassem da exploração do capitalismo.

      • De nada 😉

        “Diários de motocicleta” tem nas locadoras!

  3. Obrigado pela resposta. Além de andar desatualizado do panorama mundial de cinema, ainda são poucas salas de cinema aqui na cidade.

  4. Esse filme é MUITO BOM.
    Recomendo. O Del Toro ressuscitou o Che… incrível a semelhança. O Fidel e o Raul ficaram bem parecidos, também…

    Me lembrou a biografia que li dele, “Ernesto Guevara, também conhecido como Che”, do escritor espanhol Paco Ignacio Taibo II. Neste livro eu me senti no meio do mato, como um participante da guerrilha…

  5. o filme eh massa!

  6. ALGUEM PODI MI FALA AS CARACTERISTICAS KI IDENTIFICAM UM SISTEMA CAPITALISTA OU SOCIALISTA DO FILME CHE EL ARGENTINO?????????????????

  7. Já lançaram a parte 2 e nem via primeira ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: