Respeitosamente, Bebeco Garcia

Bebeco Garcia e seus escudeiros Egisto Dal SAnto e Fábio Ly, no Abbey Road, em Novo Hamburgo

Ainda lembro de quando ouvi Garotos da Rua pela primeira vez. Eu era uma pré adolescente, que já curtia vários rocks, mas o gaúcho, não dava muita atenção. Meu pai, entre umas garimpadas e outras, gravou a canção “meu coração não suporta mais” e ela penetrou em meus ouvidos de forma única. Aquele embalo realmente me convenceu de que eu estava perdendo algo.

Passei a ouvir os sons de Bebeco e cia. esporadicamente, sem pretensão de virar fã alucinada, mas sabendo que aquilo tinha uma qualidade ímpar.

Anos mais tarde, fui conhecer de perto a banda num festival que aconteceu em Dois Irmãos, não lembro bem o ano, mas foi depois da segunda metade dos anos 90. Apresentei aquele festival, onde, após anunciar o nome da atração principal da noite vi o que era rock feito com amor. Ao palco, subiram Garotos da Rua, comandados pelo Bebeco Garcia. Showzaço!

Lá por 2005, quando a + movimento já estava nas ruas, consegui conversar com Bebeco, numa entrevista que fiz quando ele lançou o disco Rio Grande Rio Blues, acompanhado de duas feras Egisto Dal Santo e Fábio Ly, O bando dos Ciganos.

Bebeco era alguém que realmente cativava as pessoas, sempre gentil e cordial. Ouvinte, embora expressivo.

Egisto Dal Santo, em seu livro *Notas de Viagens – aventuras e desventuras do rock gaúcho, dedica muitas páginas ao Bebeco e deixa explícito o seu respeito e admiração por um cara que deixará sua marca eternamente, como um dos maiores nomes do rock gaúcho e brasileiro.

E ao lado de Egisto e Fábio, meus amigos, naquela noite de 2005, no Abbey Road, em Novo Hamburgo, consegui entender a profunda admiração que Bebeco recebia e ainda recebe das pessoas ao seu redor, como baita profissional e grande pessoa, ser humano no melhor sentido da palavra que foi. Deixará saudades!

*Notas de Viagens – aventuras e desventuras do rock gaúcho – Armazém Digital

Anúncios

8 Respostas

  1. Sem dúvidas, o Bebeco vai deixar muitas saudades e será pra sempre lembrado com muito carinho por fãs e amigos. Vi só uns 3 ou 4 shows dele, todos espetaculares. Aquele cara na sua, com a taça de vinho branco na mão se transformando num gigante ao empunhar a Telecaster ja bem rodada…

    Que descanse em paz nosso querido Bebeco!
    Valeu a homenagem, Claudinha! Abração!

  2. Grande perda para todos os amantes da boa música rock e blues.
    Conheci os Garotos da Rua num show em Rio Grande-RS, junto com Replicantes e Os Eles, foi no estádio do São Paulo RG, acho que por volta de 1986. Na época eu trabalhava com produção de vídeo e a gravação do show foi exibida inclusive na TVE, no programa do Cunha Junior. Fomos de onibus junto com os músicos, de Porto Alegre até Rio Grande ( todos em começo de carreira)…
    Desde aquela época sempre acompanhei os shows do Bebeco, até me mudar para Porto Belo-SC.
    A sua genialidade jamais será esquecida pelos fãs.
    Que descance na paz celestial.

  3. Em nome da família de Bebeco Garcia, obrigada pelo carinho de todos, em meio a tanta dor pela perda esse carinho nos conforta! “…Só pq a lua se escondeu mais cedo/ Só pq vc dormiu primeiro/ Posso desmanchar feitiço/ Mas não posso mudar o destino…”

  4. Nós, da + movimento, em nome de todos os fãs de Bebeco, e visitantes deste espaço, agradecemos este contato, Glória.
    Força sempre e muita luz para todos os familiares.
    Cordialmente…

  5. Zeca e Luis, obrigada pela visita e pelos comentários. Sentimo-nos honrados por receber pessoas que entendem do que falamos.
    Continuem nos visitando e reverenciando os grandes nomes da arte, assim como Bebeco Garcia.
    Forte abraço,

  6. Grande Bebeco… deixou pérolas desconhecidas como Série Palco e Confidencial…

    Quem não escutou, não sabe o que está perdendo.
    Quem não viu, não vai mais ver.
    Valeu Bebeco!

  7. já está fazendo falta, passei o dia inteiro pensando nele ,nunca mais escutaremos sua voz ao vivo isso é muito triste. ele bem que poderia ter ficado aqui por mais uma década,lançando algum albúm novo, fazendo shows.
    aqui em são paulo várias pessoas que eu conheço não acreditavam no que estavam ouvindo(bebeco garcia morreu).via-se no olhar de cada um uma imensa tristesa.

    OS ROCKES DE SÃO PAULO ESTÃO DE LUTO PELA PERDA DESSE GRANDE ROCKER GAÚCHO.

    descance em paz bebeco.

  8. use #foravitorevitoria no http://www.twitter.com/_vitorevitoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: